Emissões: Opel desmente acusações

Posição da Adam Opel AG face a alegações da Deutsche Umwelthilfe

A Opel refutou as afirmações produzidas pela organização ambiental alemã Deutsche Umwelthilfe (DUH), sublinhando que o software de gestão eletrónica de motor desenvolvido pela General Motors não possui qualquer caraterística que seja capaz de detetar se o veículo está a ser submetido a um teste de emissões de escape.

Em comunicado, a marca alemã demarca-se dos resultados recolhidos durante um teste conduzido pela DUH a uma unidade Zafira – que cita resultados obtidos num teste conduzido na Universidade de Berna, na Suíça, onde o monovolume terá registado valores de NOx 17 vezes acima do permitido por lei.

O alegado teste conduzido pela Deutsche Umwelthilfe (DUH) a uma unidade Zafira não se consegue compreender. E não é aceitável que a DUH produza ilações sem divulgar os alegados resultados, os quais foram por nós solicitados em múltiplas ocasiões.

"Assim que recebemos a comunicação da Deutsche Umwelthilfe sobre este tema, os nossos engenheiros submeteram um automóvel do mesmo modelo - um Zafira com motor Diesel 1.6 Euro 6 - a mais uma bateria de testes segundo as normas em vigor, tanto num banco de ensaios de dois rolos como num de quatro rolos. Resultado: os valores cumprem com os limites legais em ambos os testes, nas configurações de duas e de quatro rodas. Este seria, aliás, o único resultado expectável, já que o facto de as rodas traseiras estarem em movimento ou imobilizadas não tem influência nos sistemas de emissões. Isto quer dizer que as alegações são manifestamente falsas, sem fundamento", explica a Opel em comunicado.

As alegações da Deutsche Umwelhilfe colidem com a nossa integridade, os nossos valores e o trabalho dos nossos engenheiros. Temos um compromisso de fiável cumprimento dos limites legais de emissões de escape, em todos os nossos veículos. Temos processos muito claros, implementados em todas as nossas operações no mundo, que garantem que os nossos produtos estão de acordo com todas as normas de emissões nos mercados em que são comercializados.

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